Com 40 veículos
a combustão e 10 elétricos, competição de estudantes de
engenharia será realizada no ECPA, em Piracicaba (SP), entre 25 e 27
de novembro
Mais de 900
estudantes de engenharia, que representam 39 instituições de ensino
superior do Brasil (10 Estados e Distrito Federal) e da Venezuela, já
aceleram os motores em contagem regressiva para colocar à prova 50
veículos de alto desempenho – 40 a combustão e 10 elétricos.
Recorde histórico, as 50 equipes irão disputar a 13ª
Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada de 25 a 27 de
novembro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em
Piracicaba/ SP.
As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas – duas da categoria Combustão e uma da categoria Elétrico – poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2017, nos Estados Unidos: 10 a 13 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Combustão); e 21 a 24 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Combustão e primeira na Elétrico).
Entre as 50 equipes inscritas, o Estado de São Paulo lidera com 19 equipes, seguido por Minas Gerais com sete, Rio de Janeiro com seis e Santa Catarina com quatro equipes. Paraíba e Rio Grande do Sul são representados por três equipes cada. Bahia e Paraná contam com duas equipes cada. Distrito Federal, Mato Grosso e Sergipe possuem uma equipe cada. A competição terá, ainda, uma equipe da Venezuela.
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br), que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Provas – Em Piracicaba, os carros serão avaliados por engenheiros da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica até a viabilidade comercial. No dia 25, os veículos devem passar por provas estáticas para inspeção técnica e avaliação de custo, design, freios, ruído e tilt table(inclinação). No dia 26, os estudantes farão as apresentações orais de seus projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (prova de aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones). No último dia, haverá a prova mais disputada da competição – o enduro de resistência com 22 km, realizada numa pista travada – que exige muito dos carros e pilotos.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1981, nos Estados Unidos. Além de Brasil e Estados Unidos, competições de veículos Fórmula SAE a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.
Já as competições de veículos Fórmula SAE elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos
“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto de um avião em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, diz Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
13ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Data: 25 a 27 de novembro de 2016
Dia 25 (sexta-feira) – Provas estáticas (inspeção técnica, custo, design, freios, ruído e tilt table) – das 9h às 16h
Dia 26 (sábado) – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e auto cross) – 9h às 16h
Dia 27 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba/ SP
13ª COMPETIÇÃO FÓRMULA SAE BRASIL
25 a 27 de novembro de 2016 – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – Piracicaba/ SP
Total de equipes inscritas: 50 – sendo 40 na categoria Combustão e 10 na categoria Elétrico
Total de instituições de ensino representadas: 39
10 Estados + DF + Venezuela
(Em
2015, foram 49 equipes – 39 na categoria Combustão e 10 na
categoria Elétrico)
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