Especialista
ressalta que a forma como nos comportamos na internet impacta diretamente na
nossa imagem hoje e no futuro
Você consegue imaginar que no início
deste século não tínhamos acesso as principais redes sociais hoje presentes
diariamente em nossas vidas? Atualmente, a forma como as pessoas se relacionam
e emitem opiniões tomou proporções inimagináveis. Se levarmos em consideração a
proliferação de plataformas como Facebook, Linkedin, Whatsapp e Instagram,
verificamos que o desenvolvimento e a manutenção de uma boa reputação digital é
fundamental não só em relacionamentos informais mas também no âmbito
profissional.
Já em 2009, segundo pesquisa
realizada pela Harris Interactive, concluiu-se que 45% dos empregadores
avaliavam o perfil de candidatos em redes sociais como parte do processo
seletivo de seus futuros empregados.
"Este valor potencialmente
'revelador' pode existir porque as pessoas publicam informações de modo mais
honesto através de seus comportamentos representados em perfis de Facebook do
que ao preencherem formulários online", verificaram os autores da pesquisa
"Incremental Validity of Social Media Ratings to Predict Job
Performance" ("Validade Incremental das Pontuações em Mídias Sociais
para Prever a Performance de Trabalho").
Conforme explica Denise Maia, especialista em Social Business da DMS
(Digital Marketing Solutions), tudo que um usuário escreve ou compartilha nas
redes sociais irá refletir o que ele pensa. Segundo ela, é impossível criar uma
personalidade para o meio social e outra para o meio profissional. Embora sejam
plataformas com objetivos distintos, a pessoa não pode publicar algo no Facebook
e apresentar uma postura oposta quando atua no
Linkedin.
Outro aspecto apontado pela
especialista é que ninguém consegue separar a "persona digital" da
identidade no mundo afora, sendo que a repercussão de nossas ideias e conceitos
nas redes sociais se alastram rapidamente. "A grande questão é que o mundo
digital não diferencia passado de presente, nas redes tudo acontece sem
distinção de tempo. Por isso, é preciso prestar atenção à forma como você
interage para tratar a todos com respeito – ainda que você tenha opiniões
divergentes - e manter a coerência.", diz ela.
"Suas ações on-line refletirão
nitidamente de forma positiva ou negativa no mundo "off-line",
dependendo apenas de como você se comportará. Essas ferramentas são extensões
da sua personalidade, das suas responsabilidades, dos seus princípios, e por
isso, servem como um poderoso filtro para escolha no mundo real", completa
Denise.
Preservar uma marca pessoal e filtrar
uma boa rede de contatos é extremamente valioso, explica ela. Qual o conceito
que as pessoas têm de você e o que diz seu cartão de visitas nas redes sociais
são as duas perguntas que devem ser feitas para começar a trabalha-la.
"Transparência, construção de repertório e bom senso formam o tripé
essencial para ser relevante nas redes sociais e construir uma reputação
positiva. O resultado dessa visibilidade favorável vai aparecer em propostas de
trabalho e network qualificado", afirma a especialista.
A especialista destaca algumas dicas
pontuais sobre o que se deve e o que não se deve fazer para fortalecer a
reputação digital no meio profissional do usuário nas redes sociais
O que é indicado fazer:
1 - Ter um perfil no
Linkedin atualizado: mostre quem é a empresa, o que representa e o que faz,
divulgando informações relevantes sobre a empresa dentro do perfil (site,
portfolio, depoimentos de clientes, etc).
2- Ser embaixador da sua
marca - Acompanhar as publicações de sua empresa e parceiros de negócios e
compartilhar este conteúdo com suas conexões.
3 – Compartilhe conteúdo semelhante: Seguir
a página da empresa nas redes sociais e compartilhar as publicações com sua
rede
4 – Ficar atento a
conteúdos similares: Encontrar conteúdo relevante sobre o mercado em que sua
empresa atua para ficar informado e compartilhar
5 – Interagir com profissionais
de Marketing: Procurar interagir com os profissionais da área de marketing
da empresa, buscando qual seriam as mídias importantes onde ela está presente e
se interessando pela estratégia.
O que deve ser evitado:
1 - Curtir, comentar,
compartilhar informações irrelevantes ou inadequadas
2 - Incluir informações no
perfil que não condizem com a realidade. Exemplo, um supervisor que se diz
gerente.
3 - Deixar de informar
resultados obtidos, prêmios ou reconhecimentos
4- Fazer comentários
inadequados esquecendo-se que aquele comentário está público.
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