O consumidor está
priorizando preço à marca na hora de adquirir medicamentos. Essa é uma das
conclusões da pesquisa Análise
do perfil de compra dos consumidores de medicamentos, divulgado no dia 5 de outubro, pelo Instituto
Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC). Segundo a pesquisa, 45%
dos consumidores acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial; a
quase totalidade desses clientes buscava economia.
A pesquisa teve
como objetivo apurar as características de compras de medicamentos dos
brasileiros, o tipo de medicamento adquirido, o percentual de consumidores que
portavam receituário e o índice de troca de medicamento, bem como os motivos
que levaram a essa troca.
Segundo a pesquisa,
dos entrevistados que foram às farmácias, 72% adquiriram os medicamentos,
contudo, apenas 24% compraram exatamente o que foram comprar, 31% modificaram
parte da compra e 45% trocaram os medicamentos por vontade própria ou por
indicação dos farmacêuticos.
"Esse fato
demonstra a existência de uma característica muito comum dos brasileiros, que é
não ser fiel ao produto que foi procurar em uma farmácia, ouvindo a indicação
dos farmacêuticos. O principal fator de troca é o preço, demonstrando que as
pessoas estão mais preocupadas com o bolso", explica o presidente da
Febrafar, Edison Tamascia.
Tal afirmação se
baseia no fato de que a pesquisa constatou que 97% dos entrevistados que
trocaram de medicamentos compraram uma opção de menor preço.
Um ponto importante
a ser destacado na pesquisa foi que a cada quatro compradores de medicamentos,
três não portavam receita médica. Quando perguntados se estavam com ela, 74%
dos clientes afirmaram que não, contra apenas 26% que disseram estar.
A pesquisa também
demonstrou a força que os medicamentos genéricos estão obtendo no mercado,
sendo que 37% dos consumidores adquiriram medicamentos dessa modalidade, 32%
compraram os de marcas e 31% compraram dos ambos os tipos.
"Os genéricos
já venceram uma desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e,
hoje, já fazem parte das opções de escolhas dos consumidores. Eles possuem um
grande potencial competitivo por causa da economia que proporcionam e, como
visto, os preços são fundamentais na escolha", analisa Tamascia.
A pesquisa foi
realizada com 4 mil consumidores de todo o Brasil, no momento em que saíam das
farmácias nas quais efetuaram a compra.
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