São Paulo, 19 de
dezembro de 2016 – Em
um ano em que a crise econômica praticamente não deu trégua aos brasileiros, o
comércio varejista ainda aposta na força de vendas da época de Natal,
especialmente em razão do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro
salário dos trabalhadores, que, por lei, deve acontecer até o próximo dia 20 de
dezembro.
Neste ano, o pagamento do décimo terceiro aos brasileiros está
injetando aproximadamente R$ 200 bilhões na economia, segundo o Dieese –
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. De acordo
com a Pesquisa de Natal da Deloitte realizada este ano, 25% dos 1.000
entrevistados em todo o país afirmaram pretender utilizar esses recursos extras
para as compras de Natal. Por outro lado, quase metade dos entrevistados (49%)
tem a intenção de economizar, poupar ou quitar dívidas com o salário extra.
Outros 23% sequer têm direito ao benefício e 3% pretendem usar esse dinheiro
para outras finalidades.
Após o sucesso de vendas da
última Black Friday (promoção realizada na semana da última sexta-feira de
novembro) – confirmado por dados de vendas como os do Ebit, que constatou
aumento de 17% nos resultados das lojas online em relação a igual período de
2015 –, a expectativa dos lojistas é a de que os brasileiros, como
tradicionalmente fazem, deixem as compras de Natal para a última hora e
aproveitem o décimo terceiro para realizá-las.
“Certamente, o preço será um
fator decisivo para atrair o consumidor. Os varejistas devem estar muito
atentos a isso. Acompanhar o que a concorrência está fazendo é, portanto,
essencial para o sucesso das vendas”, comenta Reynaldo Saad, sócio-líder para a indústria de Bens
de Consumo e Produtos Industriais da Deloitte Brasil.
Diante do comportamento
esperado de consumo, os varejistas devem se preparar e se adaptar para
conquistar clientes, com bons preços e produtos de qualidade. “Se o consumidor
planeja comprar algo, ele vai buscar onde suas expectativas tenham maior chance
de serem atendidas, seja em meio online, ou nas lojas físicas”, avalia Saad.
Sobre a pesquisa
A “Pesquisa de Natal 2016 –
Revelações sobre os hábitos de consumo do brasileiro”, realizada pela Deloitte,
foi aplicada a 1.000 entrevistados de todo o Brasil, pela internet, entre os
dias 10 e 18 de outubro deste ano, por intermédio do instituto de pesquisas
Ibope/Conecta-i.
A pesquisa faz parte de um
estudo realizado conjuntamente pela Deloitte em cinco países da América Latina
(Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México), com uma amostra total de 3.000
respondentes.
A amostra dos pesquisados é
equilibrada na divisão entre gêneros (50% de mulheres, 50% de homens). O maior
grupo (47%) é formado por pessoas que têm base salarial mensal entre R$ 2.431 e
R$ 6.480; 25% ocupam a faixa de renda até R$ 2.430. Outros 21% têm base
salarial situada entre R$ 6.481 e R$ 12.150. Apenas 7% dos entrevistados ocupa
a faixa mais elevada de renda, superior a R$ 12.151 mensais.
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