O preço das hortaliças batata,
tomate e alface continuam em baixa, inclusive menores em relação ao mesmo
período de 2015, na maioria das centrais brasileiras, apresentando apenas
aumentos pontuais em alguns estados. Os dados são do 1º Boletim Prohort de Comercialização
de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), desenvolvido pela
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, as
hortaliças que apresentaram alta nas cotações em praticamente todos os mercados
foram a cebola e cenoura, o que já é fato característico para o período.
Já entre as frutas, o grande
destaque de queda de preços no período foi o mamão, que teve aumento da oferta
em vários mercados e pouca demanda, em virtude das festas de fim de ano e da
maior competição com outras frutas tradicionalmente solicitadas nessa época, o
que contribuiu também para o aumento da exportação desse produto.
Em sentido contrário, as frutas
banana e laranja apresentaram tendência de alta de preços em grande parte dos
mercados, sendo que a laranja continua escassa nos entrepostos atacadistas. Por
sua vez, a melancia apresentou aumento de oferta em todos os mercados em
relação ao período anterior, mas com preços ainda sem uma tendência definida.
Neste mês, além das frutas e
hortaliças analisadas regularmente pelo Prohort, outros produtos importantes na
composição do quadro alimentar do consumidor apresentaram, da mesma forma,
queda nas cotações. Dentre as hortaliças, destacam-se as reduções na média de
preços da abóbora (4%), couve-flor (12%), moranga e mandioquinha (18%), quiabo
(22%), berinjela (24%), jiló (26%), batata-doce (28%) e espinafre (42%).
Em relação às frutas,
importantes quedas de preços foram registradas para a goiaba (7%), melão (14%),
uva (21%), manga (22%), caqui e tangerina (24%), pêssego (29%), limão (31%),
ameixa (45%), amora (58%) e nectarina (63%).
Dados consolidados – Com o
fechamento dos dados do último mês de 2016, o Boletim informa também a
quantidade e o valor da comercialização de hortigranjeiros realizada durante
todo o ano. A consolidação desses números evidencia uma redução de 3,35% no
volume comercializado em relação a 2015, e um aumento de 14,63% no valor total
nesse segmento da comercialização de produtos in natura, o que pode ser
explicado por fatores climáticos e econômicos da atualidade brasileira.
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