Pesquisa encomendada pelo MTur reforça a percepção de que os atrativos do país são bem avaliados, mas que há margem para crescimento econômico do setor, como pretende o Brasil + Turismo
O Brasil tem um enorme potencial a ser explorado no
setor do turismo, mas deve aproveitar melhor seu patrimônio. Esse é um dos
achados de uma pesquisa nacional realizada para o Ministério do Turismo para
medir a percepção da população em relação aos investimentos e impressões do
público sobre o setor. Foram ouvidas 2002 pessoas com mais de 16 anos em todas
as regiões do país, em capitais e cidades do interior, entre 17 e 23 de março
de 2017.
De acordo com a pesquisa, oito em cada dez
brasileiros acreditam que o potencial turístico de nosso país é de médio para
muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial não é aproveitado de forma
adequada. Ainda assim, 79,7% apontam que gostariam de passar as próximas férias
em destinos nacionais.
Na opinião da população brasileira, os principais
benefícios do turismo são a impulsão da economia e dos negócios (59%) e a
geração de empregos (27,4%). Entre as ações para dar fôlego ao setor,
numa avaliação estimulada, a criação de novos portos para cruzeiros marítimos,
a exploração de parques nacionais pela iniciativa privada e o incentivo para a
vinda de Grandes Parques de Diversões estão entre as medidas mais apoiadas.
“Esses dados só reforçam a necessidade de
investirmos nesse setor para alavancar a economia brasileira e a importância do
pacote de medidas Brasil + Turismo, que lançamos nesta terça-feira”, afirmou o
ministro do Turismo, Marx Beltrão. As medidas anunciadas vão alavancar a
economia nacional por meio do turismo, com soluções técnicas para gargalos
históricos, foco no aumento do número de viajantes nacionais e estrangeiros e
ações para melhorar destinos nacionais e gerar emprego e renda.
A sondagem identifica, ainda, que há um grande
apoio da população ao investimento na promoção de destinos turísticos para os
brasileiros (nota 8,4 numa escala de zero a 10) e na promoção de destinos para
estrangeiros (7,8 em 10). Sobre os hábitos cotidianos, quase metade (49%)
afirmou costumar viajar a turismo pelo Brasil ao menos uma vez por ano.
A conectividade aérea, um dos pontos abordados no
Brasil Mais Turismo, tem amplo respaldo popular: mais de 73% dos entrevistados
aprovam o aumento do número de companhias aéreas em operação no Brasil e dois
terços defendem a abertura do mercado nacional a empresas estrangeiras.
De acordo com o estudo, 47% dos brasileiros avaliam
as condições de turismo no país como ótimas ou boas. Para 37,6%, as condições
são regulares e 11,4% acreditam que são ruins ou péssimas. A percepção de 42% é
de que o turismo aumentou no Brasil nos últimos anos, contra 28% que avaliam
que diminuiu. Outros 24% acreditam que ficou igual.
O meio de transporte mais “querido” reflete uma
divisão: 33,1% preferem viajar de ônibus, contra 33% que citam o avião e 32,6%
que responderam “carro”. Se a preferência é dividida, o costume ainda é
hegemônico com o carro: 39,5% adotam o automóvel em seus deslocamentos, contra
38% que usam o ônibus e 20% embarcam em viagens aéreas. A hospedagem é
majoritariamente (48%) em hotéis, resorts e pousadas. Pouco mais de 1/3 (35%)
costumam ficar na casa de parentes e 13,2% na casa de amigos.
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