sábado, 24 de junho de 2017

A importância da Matemática na vida das crianças

Sempre que inicio minhas primeiras aulas de Matemática com as crianças, procuro fazer com que elas se encantem com a matéria, e percam aquele MEDO que talvez, a maioria dos alunos sintam pela disciplina.

A Matemática é vida...sempre digo isso a eles quando finalizo um cálculo, ou algum ensinamento matemático em sala de aula. Digo a eles: Vejam como a Matemática é linda...

Considero muito importante que um professor  tenha a sensibilidade de trazer questões do cotidiano para a sala de aula. Afinal, ela está em nosso dia a dia. Desde o despertar, quando olhamos o relógio para ver que horas são...lá estão os algarismos... em seguida, ao ir a padaria, a quantidade de pães solicitados, o peso dos “frios”, o dinheiro entregue...o troco...lá está a linda Matemática. Quando fazemos compras, quando vamos à rede de fast food, e recebemos o menu apresentado por ordem numérica, preços...Ao andar de carro, as formas de prédios, casas, formas de ruas...retas paralelas, perpendiculares entre jardins...também lá está a Matemática.  

Segundo Piaget, a Matemática é resultado do processo mental da criança em relação ao cotidiano, arquitetado mediante atividades de se pensar o mundo por meio da relação com objetos. Dessa forma, não podemos pensar o ensino dela, de acordo com o sistema tradicional de educação, caracterizado somente  pela repetição e verbalização de conteúdos
.
Baseado nesse pensamento,  a disciplina também é presente no cotidiano das crianças em idade escolar, seja de forma lúdica, desde a Educação Infantil, quando se deparam com formas geométricas, conjuntos, noções de tamanho e grandeza, embora ainda não saibam, estão sim, estudando Matemática já aos 3 anos de idade.

Nas séries iniciais, a Matemática fica mais focada nas quatro  operações que são a base para todo o desenvolver do raciocínio lógico para resolução de situações problema. Reconhecer a origem numérica, a soma, a subtração, a multiplicação a partir da escrita aditiva, essas são fases fundamentais para um conhecimento firme e sólido da disciplina.

Noto que, ao trazer à sala de aula, exemplos do uso da Matemática na vida dos alunos, tenho os aproximado desse conhecimento, fazendo com que, o medo de se envolver, e questionar algo durante as aulas fique para trás. As crianças costumam dizer que o tempo de duração da  aula passa muito rápido,  percebe-se  então, que estão contagiando-se com minha paixão pela Matemática. 

Cristiane Banhos Tavares, Professora de Matemática dos 4º anos, no Colégio Renil - Pueri Domus em Mauá

1 comentários:

Olá colega de curso PPL! Obrigada por compartilhar este link. Ficou muito clara as sua colocações e muito mais tranquilo perceber que a matemática é linda mesmo...forte abraço, beatriz Bianco

Postar um comentário