As novas tecnologias têm causado uma grande mudança na forma como professores e alunos aprendem, ensinam e disseminam conhecimento.
Alunos do 5º ano utilizando o sistema de numeração 3D
Despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos
apresentados em sala de aula é um desafio que vem mobilizando gestores e
educadores no dia a dia escolar.
Como vivemos em meio a inúmeras possibilidades de conexão, a
busca por novas formas de ensinar e aprender passa, necessariamente, pelo uso
de inovadoras ferramentas tecnológicas em sala de aula, como é o caso do
recurso em 3 dimensões.
Em Mauá, o Colégio Renil
desenvolveu uma sala especial aplicando tecnologia 3D, que vem sendo
utilizada em todos os ciclos educacionais, com destaque ao 5º e 6º ano do
Ensino Fundamental. Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, o espaço
oferece uma série de benefícios tanto para os professores como para os alunos.
De acordo com a diretora da escola, Renilce Amianti, embora
o investimento seja elevado, o equipamento proporciona retorno garantido nos
estudos. “É fácil, prático e eficiente. O processo vem sendo utilizado em
matérias como Matemática, Ciências, Geografia, entre outras”, explica a
diretora.
Exemplificando, com um clique, nas aulas de matemática foi
possível trabalhar de maneira dinâmica o Sistema Numérico Decimal. Os alunos
envolvidos foram os dos 5º anos manhã e tarde que puderam aprender de forma
divertida através de um “quiz” oferecido pelo software.
Segundo o professor da disciplina, Carlos Antonio Rodrigues
Vieira “foi perceptível o avanço no entendimento do conteúdo quando finalizei a
aula prática”.
Com um toque, o professor manipula o conteúdo projetado na
tela: muda de posição, aproxima e afasta as imagens deixando o mais realista
possível.
Com os óculos especiais, o estudante faz uma incursão por
todo o conteúdo abordado.
As experiências são possibilitadas por softwares. Os
recursos motivam alunos e professores e modificam a forma de aprendizagem na
sala de aula.
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