Por *Fabiana dos Santos Evangelista
Sabemos que a alfabetização é um processo, e como todo
processo, existem etapas que não podem ser ignoradas. Pular etapas pode causar
traumas na criança.
A aprendizagem acontece de forma diferente para cada criança
e o tempo para aquisição da leitura e escrita não é igual para todos. Precisamos respeitar o tempo para cada uma
delas, pois estão em constante evolução. Não podemos criar essas expectativas
nelas, pois cada criança tem o seu desenvolvimento cerebral e, antes de
concluir a alfabetização, o cérebro passa por várias fases e em cada fase elas
adquirem certas habilidades. Esse processo não pode ser forçado, mesmo elas
tendo a mesma idade e estando na mesma sala de aula não quer dizer que sejam
iguais, não podemos generalizá-las e, sim, avaliá-las individualmente.
Precisamos considerar a maturidade e estímulos que essa criança recebe.
Antecipar esse processo é exigir que ela faça algo que ainda não esteja pronta
para fazer, que ainda não tem maturidade o suficiente para compreender.
No processo de alfabetização a criança vai adquirindo os
códigos escritos inicialmente por meio de desenhos e depois pela relação de
fonemas X grafemas e isso acontece de forma natural. Desse modo, a família pode
perceber os avanços da criança dentro desse processo que ela se encontra,
ressaltando o que ela já sabe.
Valorize cada momento de aprendizagem do seu filho, vibre
com ele a cada etapa, estimule a leitura, evite comparações e deixe a ansiedade
de lado. Quanto menos ansiosos com relação ao momento em que seu filho (a) irá
ler e escrever, maior será a possibilidade e facilidade de concluir esse processo
tão importante na vida de uma criança... Será como um passe de mágica!
*Fabiana dos Santos Evangelista é professora no Colégio
Renil em Mauá.
www.colegirorenil.com.br
Facebook: colegiorenil
5 comentários:
Ótimo artigo. Parabéns.
Muito bem explicado e esclarecedor. E é assim em todas as fases. Nunca comparar e nem forçar. Parabéns pela matéria.
Maravilhoso !!!! ótima conclusão!!!
Fabiana, parabéns pela matéria, bem objetiva.
Um artigo que esclarece um importante conceito pedagógico que todos os pais deveriam conhecer e estar orientados pela escola. Infelizmente muitas pessoas inserem os processos de aprendizagem numa esfera se competiçao e nao veem q acima de tudo ele tem que ser prazeroso para ser eficiente. O aluno sempre tem que se identificar nesse processo. Obrigada pelo importante esclarecimento, Fabiana!
Postar um comentário