Pages

quinta-feira, 27 de julho de 2017

QUANDO MEU FILHO VAI APRENDER A LER E ESCREVER?

Por *Fabiana dos Santos Evangelista

Hoje em dia é muito comum que os pais estejam ansiosos quanto à alfabetização dos filhos e isso é compreensível. Com a crise econômica que nosso país está enfrentando, todas as questões que estão ligadas ao mercado de trabalho fazem com que os pais fiquem ansiosos e queiram que seus filhos tenham um bom rendimento e, às vezes, podem antecipar certas aprendizagens.

Sabemos que a alfabetização é um processo, e como todo processo, existem etapas que não podem ser ignoradas. Pular etapas pode causar traumas na criança.

A aprendizagem acontece de forma diferente para cada criança e o tempo para aquisição da leitura e escrita não é igual para todos.  Precisamos respeitar o tempo para cada uma delas, pois estão em constante evolução. Não podemos criar essas expectativas nelas, pois cada criança tem o seu desenvolvimento cerebral e, antes de concluir a alfabetização, o cérebro passa por várias fases e em cada fase elas adquirem certas habilidades. Esse processo não pode ser forçado, mesmo elas tendo a mesma idade e estando na mesma sala de aula não quer dizer que sejam iguais, não podemos generalizá-las e, sim, avaliá-las individualmente. Precisamos considerar a maturidade e estímulos que essa criança recebe. Antecipar esse processo é exigir que ela faça algo que ainda não esteja pronta para fazer, que ainda não tem maturidade o suficiente para compreender.

No processo de alfabetização a criança vai adquirindo os códigos escritos inicialmente por meio de desenhos e depois pela relação de fonemas X grafemas e isso acontece de forma natural. Desse modo, a família pode perceber os avanços da criança dentro desse processo que ela se encontra, ressaltando o que ela já sabe.


Valorize cada momento de aprendizagem do seu filho, vibre com ele a cada etapa, estimule a leitura, evite comparações e deixe a ansiedade de lado. Quanto menos ansiosos com relação ao momento em que seu filho (a) irá ler e escrever, maior será a possibilidade e facilidade de concluir esse processo tão importante na vida de uma criança... Será como um passe de mágica!

*Fabiana dos Santos Evangelista é professora no Colégio Renil em Mauá.
www.colegirorenil.com.br
Facebook: colegiorenil

5 comentários:

  1. Muito bem explicado e esclarecedor. E é assim em todas as fases. Nunca comparar e nem forçar. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso !!!! ótima conclusão!!!

    ResponderExcluir
  3. Fabiana, parabéns pela matéria, bem objetiva.

    ResponderExcluir
  4. Um artigo que esclarece um importante conceito pedagógico que todos os pais deveriam conhecer e estar orientados pela escola. Infelizmente muitas pessoas inserem os processos de aprendizagem numa esfera se competiçao e nao veem q acima de tudo ele tem que ser prazeroso para ser eficiente. O aluno sempre tem que se identificar nesse processo. Obrigada pelo importante esclarecimento, Fabiana!

    ResponderExcluir