INSS anuncia pente-fino com 152 mil beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

O Governo Federal publicou edital nesta quinta-feira (12) no “Diário Oficial da União” que convoca para perícia médica pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Paralímpicos falam sobre bullying e inclusão de deficientes

Marco Aurélio e José Jesus, atletas paralímpicos medalhistas em olimpíadas, estiveram no Colégio Renil, em Mauá, palestrando para alunos dos 6º e 7º anos abordando dois assuntos muitos discutidos na atualidade: bullying e a inclusão de deficientes.

Fazendinha é diferencial no Jardim Renil Kids

Mini Horse, carneiro, jaboti, galinha, porquinho da índia, coelho, cachorro e porco, são alguns dos animais mantidos pela escola e que contribuem na formação dos alunos nas disciplinas de natureza e sociedade, inglês e matemática.

Arena da “Patrulha Canina” invade o Mauá Plaza Shopping

Várias atividades da turminha mais corajosa da televisão estarão na Praça de Eventos a partir do dia 10 de abril. As inscrições são gratuitas e podem participar crianças de 03 a 12 anos.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ciranda Literária no Colégio Renil

Alunos na sala de leitura
Quando assistimos a um filme que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros estes sentimentos e tentamos convencê-los que vale a pena também viver tal experiência.

O mesmo acontece quando lemos um livro. Certas narrativas nos são tão significativas, que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a leitura.

Com as crianças isso não é diferente e, para que seja vivido com mais intensidade o Colégio Renil, em Mauá, vem trabalhando entre os alunos a Ciranda Literária. O projeto permite que a criança leve para casa o título escolhido, faça a leitura em família e, na sala de aula, apresente o conteúdo estudado, inclusive com lembrança física sobre o tema.  Exemplo: Na apresentação do título “Estrelas São Pipocas”, de Goimar Dantas, um dos alunos teve a ideia de preparar, em casa, saquinhos de pipocas que foram distribuídos entre os colegas de classe.

“Buscamos não só incentivar a leitura, mas despertar na criança a autonomia, a liderança, o posicionamento, além da comunicação pessoal e outros fatores socioeducativos”, explica a diretora da instituição, Aline Renil Amianti.

Sobre o Colégio Renil

Instalado em Mauá, São Paulo, a instituição está no setor educacional há 10 anos e atualmente atende ao Ensino Infantil, Fundamental até o sexto ano, além de cursos profissionalizantes.

Para o próximo ano a direção do Colégio anunciou que terá turmas do sétimo ano, ensino integral e bilíngue, além de uma nova unidade educacional; o Renil Kids, para crianças entre 2 e 4 anos.

O Colégio Renil já está com matrículas abertas para as turmas de 2018.

Ciranda Leterária em sala de aula


A tecnologia renovando o processo educativo

*Cristiane Leone

A escola está passando por um processo de renovação. Estamos vivendo uma época de constantes transformações, de trocas rápidas de informação, em que o conhecimento nos chega de forma acelerada, refletindo as mudanças ocorridas na sociedade. É preciso que haja uma transformação efetiva e qualitativa nas práticas pedagógicas. Esse novo cenário exige do professor uma nova postura. Orientar o aluno a organizar, a selecionar as informações e a elas dar sentido é tarefa fundamental do professor.

As facilidades oferecidas pelos computadores permitem explorar uma gama ilimitada de diferentes usos da informática na educação, aumentando as áreas de aplicação e a diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar. A informática favorece a proposta de trabalhos escolares com postura interdisciplinar. Quando propomos trabalhos temáticos, como elaboração de um jornal, a produção de textos com o auxílio dos computadores pode tornar-se uma atividade mais atrativa e prazerosa: os textos ganham cores, gráficos e imagens que se modificam sob o controle dos alunos.

A inclusão dos computadores nas escolas deve ser vista não só como fonte de informação, mas também como ferramenta para transformá-la. Cada vez mais, o professor precisa planejar e implantar propostas dinâmicas de aprendizagem, descobrindo usos criativos da tecnologia educacional que levem os alunos a gostar de aprender. O professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica e conceber o uso do computador como um apoio, e não como um novo método de ensino. É preciso saber discernir qual atividade deve ser realizado por meio da informática, saber como integrar conteúdos disciplinares, que atividades podem permitir a exploração de determinados conteúdos e com que profundidade elas devem ser realizadas.

O professor é peça-chave no processo de transformação da escola; sem o seu envolvimento, pouco se pode realizar. Por ser tão importante, o trabalho do educador não pode ser improvisado. É imprescindível que o planejamento das aulas de informática seja feito em conjunto com os professores de outras disciplinas, de modo a estabelecer a conexão
entre o conteúdo que se aprende na sala de aula e aquele que é trabalhado na sala informatizada.

Trabalhar com informática requer, simultaneamente, conhecimento técnico e pedagógico, pois um fornece suporte ao outro. A partir do momento em que se sentir seguro com as questões técnicas, o professor pode avançar na exploração da informática em atividades pedagógicas mais elaboradas.

A capacitação dos professores é de extrema importância para que haja mudanças expressivas. Isso significa que o processo de formação deve propiciar ao professor a construção de novos conhecimentos, a habilidade de relacionar diferentes conteúdos e construir um novo referencial pedagógico. O professor precisa estar atualizado e aberto às novas formas de ensinar, trocar idéias, experiências e conhecimentos com outros colegas.
Com os recursos da informática, a educação pode ensejar uma aprendizagem construtiva e significativa, na qual o aluno pode aprender de forma mais dinâmica e transformadora.

*Cristiane Leone é professora no Colégio Renil em Mauá

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Rotary promove Sessão de Negócios em Mauá

Participantes da Sessão de Negócios
Na manhã de quarta-feira última, 23, aconteceu na sede do Rotary Club de Mauá, na rua General Osório, o primeiro encontro denominado Sessão de Negócios.

O evento reuniu empreendedores de vários setores da indústria, comércio, prestação de serviços e até de entidades assistenciais, e tem por objetivo promover novas frentes produtivas.

A realização é da união dos Rotary’s da cidade e busca fomentar o meio empresarial a partir da interação entre os próprios empresários participantes, discutindo e expondo produtos, serviços e projetos.

Segundo os organizadores, esse foi o primeiro de uma sequência de encontros intercalados no prazo médio de 15 dias, aberto a todas as pessoas interessadas, sendo que a data do próximo deverá ser anunciada já na semana que vem.

Como ocorre no início da manhã – a partir de 6h30, justamente para não atrapalhar a rotina de trabalho dos participantes, é servido um suculento café da manhã.
Edson Carlos, presidente do Rotary Mauá e Eduardo, presidente do Rotary Oito de Dezembro

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A neurociência e a Educação Infantil

*Nanci Oliveira
Alunos do Colégio Renil em sala de aula
A neurociência da aprendizagem é uma área nova que estuda o funcionamento do cérebro e, desse modo, nos revela como acontecem os processos internos que permitem o desenvolvimento humano e os processos necessários para se apropriar dos conhecimentos formais.

Embora a função simbólica (capacidade de simbolizar) e a formação de memórias de longa duração serem essenciais na aprendizagem dos conhecimentos formais, a cultura tem papel importante nesse processo e a função da escola é ensinar e transferir essa cultura para alterar e desenvolver processos internos na vida de uma pessoa. Sem a escola, isso não é possível. 

A educação Infantil tem uma grande relevância, pois neste período de desenvolvimento humano acontecem a formação e ampliação dos acervos de memória que fornecem bases para as aprendizagens escolares subsequentes. As estruturas cerebrais formadas neste período impactam por décadas a apropriação e utilização de sistemas simbólicos e os processos de pensamento.    

Neste período é que se dá o grande desenvolvimento da função simbólica da memória e da imaginação que na criança, ocorre pelo brincar, pela música, pelo desenho, pelas várias formas de narrativa. A neurociência estuda essa formação de memórias para diferentes aprendizagens e tem visto que as memórias se comunicam entre si durante as conexões (sinapses) dos neurônios.

A educação infantil e a exposição a estímulos sensoriais, motores, emocionais e sociais variados, frequentes e repetidos, nessa fase, contribuirá para a manutenção das sinapses já estabelecidas, com preservação de comportamentos com os quais nascemos, e para a formação de novas sinapses, resultando em novos comportamentos. Falta de estimulação pode levar à perda de sinapses. Com conhecimento científico, intercâmbio de experiências, julgamento crítico, paciência, vontade, disposição, energia, dedicação, mas sem euforia, poderemos fazer bom uso das contribuições da neurociência. E assim, saber como o cérebro funciona, pode, de fato, ajudar a educar.

O Colégio Renil – Pueri Domus, na busca pela excelência da qualidade de ensino, conta com um time dedicado e comprometido de professores, coordenadores e diretores, que estão em constante estudo, buscando a compreensão do sistema cognitivo humano, a fim de construir uma prática pedagógica consistente, sempre levando em consideração a individualidade de cada criança no processo de construção do conhecimento.

*Nanci Oliveira é professora no Colégio Renil


Parlendas e trava-línguas marcam o Dia do Folclore

Turma do terceiro ano, período da manhã, durante atividades folclóricas
22 de agosto é o Dia do Folclore comemorado nacionalmente no Brasil. Para celebrar a data o Colégio Renil em Mauá aplicou entre os alunos o projeto com parlendas e trava-línguas.

A atividade foi muito bem recebida pelas crianças que se divertiram com os versos e movimentos corporais.

As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem brincadeiras, jogos e expressões corporais. Já no trava-línguas a brincadeira é com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam quem as pratica. O grande desafio é recitar sem tropeços a pronúncia das palavras.

“A iniciativa buscou, através da aplicação divertida, despertar o interesse do aluno não só pelas parlendas e trava-línguas, mas pelo folclore como um todo. Para isso ainda foram apresentados vários personagens do nosso folclore, como o Saci-Pererê, a Cuca, Iara, Curupira, entres outros”, destacou Aline Renil Amianti, diretora do Colégio.

Sobre o Colégio Renil

Instalado em Mauá, São Paulo, a instituição está no setor educacional há 10 anos e atualmente atende ao Ensino Infantil, Fundamental até o sexto ano, além de cursos profissionalizantes.

Para o próximo ano a direção do Colégio anunciou que terá turmas do sétimo ano, ensino integral e bilíngue, além de uma nova unidade educacional; o Renil Kids, para crianças entre 2 e 4 anos.


O Colégio Renil já está com matrículas abertas para as turmas de 2018.
Personagens folclóricos

Tony BRJ Carnes inaugura sua quarta unidade


 fachada da nova loja Tony BRJ Carnes, com fila de clientes aguardando abertura do estabelecimento
Na manhã desta quarta-feira, 23, a rede Tony BRJ Carnes inaugurou mais uma unidade em Mauá. A nova loja está localizada na avenida Dom José Gaspar, 1310, próximo à Santa Casa de Misericórdia, antigas instalações da Casa de Carnes Brasileira. O empreendimento conta com amplo espaço e modernas instalações e, nesta manhã, um grande número de clientes formou filas para aproveitar as promoções de inauguração.

Os 150 primeiros clientes receberam, cada um, brinde kit de produtos, contendo sobrecoxa de frango, salsinha, ovos e massa de pastel.

Antonio “Tony” Paulo Luiz, diretor da rede, destacou que a nova loja tem por objetivo suprir a demanda em um setor bastante populoso da cidade. “A exemplo do que já acontece nas demais lojas, estaremos trabalhando com preços realmente baixos e qualidade de ponta”, justificou o comerciante.


Tony ainda frisou que em breve estará instalando uma quinta unidade em Mauá. “Acreditamos no desenvolvimento da  cidade. Assim, estaremos investindo cada vez mais para que possamos crescer juntos”, concluiu.
Equipe Tony BRJ Carnes
Tony, Ademir (Tim) - comerciante e Rodolfo, Banco Bradesco


O interior da loja já com a presença da clientela

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Podemos de Mauá se reúne com Álvaro Dias

Encontro aconteceu em Brasília

Clóvis Volpi, Álvaro Dias e Dr. Evandro Izidoro
Recentemente o PTN (Partido Trabalhista Nacional) mudou de nome para Podemos – mudar o Brasil, e recebeu novos integrantes como o senador Álvaro Dias, que deixou o PV (Partido Verde) e busca candidatura própria a presidente da República nas eleições do ano que vem.

Nesta semana, Dr. Evandro Izidoro, presidente do Podemos em Mauá e o pré-candidato a deputado estadual, Clóvis Volpi), estiveram no gabinete do senador em Brasília para tratar de assuntos políticos entre os quais uma possível aliança de apoio a Álvaro Dias, lançando candidatos a deputado federal e estadual pelo grande ABC.

“Conhecemos a trajetória de Álvaro Dias que está em seu quarto mandato como senador e, quando governador do Paraná, deixou o cargo com aprovação de 93% da população daquele Estado. Além disso, o senador também foi deputado estadual e federal, sempre exercendo suas funções políticas com responsabilidade e dignidade”,  justificou o presidente do Podemos em Mauá.

Clóvis Volpi, que também já exerceu várias funções políticas como vereador, prefeito, deputado estadual, federal, além de dirigir secretarias de Estado, estaria também preparando sua candidatura a deputado estadual para 2018.

“O senador (Álvaro Dias) é um nome muito forte para disputar a eleição presidencial no próximo ano. Estamos falando de um político que sempre trabalhou com afinco e dedicação pela população que representou, sob caráter inquestionável. Um gestor por excelência e isso vem de encontro a tudo que sempre pregamos em nossas metas de trabalho”, explicou Volpi.

Clóvis Volpi e Dr. Evandro foram candidatos, respectivamente, a prefeito e vice por Mauá nas eleições do ano passado e obtiveram 37065 votos, 20,23% dos votos válidos, ficando em terceiro lugar no primeiro turno.

O ENSINO DA CULTURA ANTIRRACISTA NA ESCOLA

* Professora Michele Cristina Francisco

Ensinar sobre a cultura africana e afro-brasileira nem sempre é fácil para muitos professores. Contudo, o conteúdo é obrigatório perante a lei 10.639/03 e mais ainda para o combate ao racismo e ao preconceito. O trabalho se torna muito mais fácil quando se tem um Projeto Político Pedagógico adequado que atenda a um currículo bem elaborado.

Para que um conteúdo seja de fato absorvido é preciso que ele seja discutido. Melhor ainda se houver a colaboração de todo o corpo docente na elaboração das aulas. Ideias interdisciplinares é uma ótima escolha quando se trata de um assunto tão vasto como é o estudo da África. Porém, para dar certo, é necessário que haja planejamento. Tabus e ideias retrógradas devem ser repensados para que o estudo não caia no abismo do ensino racista. É muito comum que o ensino da África se resuma apenas nas aulas de História, onde o continente aparece somente na linha do tempo do período colonial. A África não é só isso. A África é muito mais.

A educação no Brasil tem um formato catequético graças aos europeus que aqui estiveram e delegaram à Igreja o papel de ensinar. Mesmo após a expulsão dos jesuítas do país, outros setores da Igreja ficaram com a incumbência da educação e mantiveram o jeito tradicional do Cristianismo. É claro que desde quando a escola tornou-se laica o ensino de outras religiões (e, por conseguinte, as de matriz africana) começaram a surgir nas aulas de Ensino Religioso.

Contudo, o modo como religiões como a Umbanda e o Candomblé ainda são ensinadas com uma linguagem inadequada. Na contramão desta realidade, há também estabelecimentos de ensino que fazem questão de ensinar os alunos a respeitar uma religião que nem sempre é igual à deles. São escolas que ocupam casas e terreiros, onde mais importante que aprender Matemática ou Português é aprender a respeitar o próximo independente de sua raça, cor ou religião.

É preciso pensar na importância de fazer os alunos aprender que os povos africanos encontraram muitas vezes na religião a ligação com sua ancestralidade. Eles mantêm nos terreiros suas memórias orais e sentimentais e, o mais importante disso tudo, eles têm orgulho de todos os ensinamentos que aprenderam de geração em geração.                                                                                                                   
Com essa idéia em mente, podemos novamente nos valer da lei 10.639/03 que, em seu artigo 79-B Parágrafo terceiro, prevê a inclusão do dia 20 de Novembro como o “Dia Nacional da Consciência negra”. Em uma escola que inclui a cultura africana em seu currículo, este dia não pode passar despercebido. Porém, fazer com que este seja o único dia para falar sobre a cultura africana e afro-brasileira não faz sentido nenhum para os alunos e eles encaram como mais um dia não letivo ou feriado de descanso.

O ideal é que o ensino dessa cultura já faça parte do cotidiano escolar para que no dia haja de fato conscientização da comunidade escolar, através de debates e discussões de como o negro é tratado hoje e de como podemos colaborar para que episódios preconceituosos fiquem definitivamente no passado.

Como podemos observar, há muito que trabalhar sobre a África na sala de aula. Os professores deverão pesquisar e desenvolver materiais didáticos que contemplem a diversidade racial. Com foco nas indicações da lei, há lugar para todas as vertentes de estudo, esta é a chance de descobrir a África de modo verdadeiro e humano.     
                                                                                                                           
* Professora Michele Cristina Francisco formada em Letras e Pedagogia e atua na Educação Infantil II do Colégio Renil.

Dias dos Pais com muita interação e Just Dance

Pais e filhos interagem durante atividades no Colégio Renil
No sábado passado aconteceu na sede do Colégio Renil em Mauá a confraternização que marcou o Dias dos Pais.

Fazendo parte de um circuito de atividades, pais e filhos interagiram de forma divertida com a corrida do saco, ovo na colher, dança da cadeira e outras brincadeiras.

Ao final, os alunos apresentaram aos pais a mais nova atividade recreativa que vem sendo aplicada nos intervalos das aulas: Just Dance, que é baseando num jogo eletrônico de dança muito conhecido pela garotada.

No encerramento, as crianças apresentaram um número musical homenageando os papais.
“Alcançamos o objetivo principal que é a interação da família, dos pais. É gratificante presenciar atividades em que os pais esquecem que são adultos, que trocam abraços e carinho de forma natural, espontânea”, comentou Aline Amianti, diretora da escola.

Sobre o Colégio Renil

Instalado em Mauá, São Paulo, a instituição está no setor educacional há 10 anos e atualmente atende ao Ensino Infantil, Fundamental até o sexto ano, além de cursos profissionalizantes.

Para o próximo ano a direção do Colégio anunciou que terá turmas do sétimo ano, ensino integral e bilíngue, além de uma nova unidade educacional; o Renil Kids, para crianças entre 2 e 4 anos.

 O Colégio Renil já está com matrículas abertas para as turmas de 2018.





quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Polícia prende acusado de violência sexual a gêmeas

Com informações e foto de Roni Almeida – JMNotícias.net / JornalTotal
O acusado sendo conduzido pela Polícia Militar de Mauá

Edson Fernandes Soares, 59 anos, foi preso na noite de ontem, 9, acusado de violência sexual contra duas meninas, gêmeas, de 5 anos de idade. O fato ocorreu na rua Canadá, Parque das Américas em Mauá.

O registro foi feito no 1º Distrito Policial da cidade e, segundo consta no Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada pela avó das crianças que detém suas guardas.  Os policiais efetuaram buscas nas proximidades da residência onde ocorreu o fato e acabaram encontrando o indiciado escondido sob uma escada numa casa abandonada. O suspeito negou ter abusado das meninas e alegou “estar de consciência tranquila”.

As vítimas foram conduzidas ao Hospital da Mulher onde passaram por exames, sendo constatado por duas médicas lesões leves.

O suspeito foi recolhido à Cadeia Pública de Santo André.

Os fatos

De acordo com o BO, a avó estaria trabalhando e o avô, quem cuidava das crianças, teve que se ausentar por cerca meia hora para cumprir um compromisso de trabalho, deixando as crianças com uma irmã da avó (cunhada), que mora no mesmo quintal com seu irmão, Edson, o acusado, que no caso seria tio-avô das garotas.

Quando o avô das vítimas retornou, as meninas se queixaram de dores e relataram, com detalhes, o abuso e que também foram ameaçadas de que se as abrissem os olhos ou contassem para alguém, levariam chineladas.  

O avô acionou a polícia que acabou localizando e prendendo o suspeito.


A importância do estímulo para aprendizagem

*Nanci Araújo de Souza Oliveira
Aluno do Colégio Renil durante atividade esportiva, 
trabalho que estimula o desenvolvimento e o aprendizado da criança.

O estímulo pode ser entendido como a relação dinâmica da ação: é o leva a criança a agir, ou seja, o que o leva a iniciar uma ação, é indicar em função de objetivos estabelecidos, a decidir seu prosseguimento e finalização. O processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. Para que ocorra o processo de aprendizagem a criança necessita de repetidos estímulos carregados de ritmo e constância.  Isso vai contribuir para uma mudança no padrão vibratório do pensamento e a aprendizagem se processa. Quanto mais forte e rico for o estímulo, maior é a vibração e consequentemente a absorção do conhecimento.

É necessário que o professor conheça os fundamentos da aprendizagem e as principais teorias sobre estímulos, só será capaz de estimular seu aluno quem realmente conhece como ele aprende. A boa formação do professor e sua visão de mundo são determinantes, aliado às suas atitudes em sala de aula e à organização do ensino. Para estimular os alunos a estudar e aprender, o professor utiliza recursos ou procedimentos incentivadores. Esse recurso deve ser usado não somente no inicio da aula, mas em todo decorres dela. Estímulos são importantes em todas as faces da aprendizagem, e não somente no momento inicial.   

A estimulação à aprendizagem deve ter inicio a partir do nascimento da criança, pela sua família, ou quem quer que esteja encarregado dos cuidados da criança, para que aconteça um aprendizado saudável e prazeroso. Elogios, palavras amorosas são estímulos capazes de garantir a autoestima, a autonomia e a independência do individuo na vida adulta.      

O maior estímulo que uma criança pode ter no seu processo de aprendizagem é o educador. Diante de um estímulo forte o educador desperta sua motivação, ativando experiências significativas vivenciadas por ele. É necessário que o em seu íntimo uma ressonância em relação ao que lhe está sendo oferecido, o estímulo pode desperta o interesse, que só no futuro converterá em experiências.

Muitas crianças vêm de lares que não acontece o estímulo por parte da família. Para eles é na escola onde se esclarece as significações de mundo, a escola é a ferramenta necessária para a estimulação destes, quanto a linguagem, o brincar e os movimentos. O professor entendendo que a criança é um ser único e individual, eles precisam trabalhar estas diferenças, organizar materiais interessantes à faixa etária.

Estimular atividades com brincadeiras servem para desenvolver a imaginação, e a imaginação, e a experimentação global do corpo e as brincadeiras que utilizam objetos que estimulam ao toque onde a criança percebe e diferencia diversos tipos de texturas, tamanhos e forma, auxiliando da motricidade fina.

Para que a criança seja estimulada há que se criar um vinculo de afetividade com ela, o professor precisa criar esse vinculo preciso ser traçado cuidadosamente para que consiga o objetivo principal da educação, que é o desenvolvimento do indivíduo como um todo, cognitivo, afetivo e motor.   

É preciso saber observar quais são o nível da criança em relação às aprendizagens, aos jogos as brincadeiras e demais situações a que ela seja exposta é demasiado importante para que não perca o gosto por aquilo que vem fazendo. Como já sabemos que o professor que o professor é o maior incentivador, ele deve demonstrar segurança, pois, quanto maior a segurança e o estímulo maior será a motivação para aprender.

*Nanci Araújo de Souza Oliveira é professora no Colégio Renil em Mauá.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Subiu de novo



Pela terceira semana consecutiva nossa manchete (JMNotícias.net e jornaltotal.com.br) é de alta em preços que atingem diretamente o bolso do consumidor, principalmente do meno favorecido: primeiro foi a gasolina, depois a energia elétrica e nesta sexta-feira (4), a Petrobrás informou que a partir de zero hora deste sábado (5), vai aumentar o preço do gás de cozinha em botijões de 13 kg, em 6,9%.

O comunicado foi enviado ao mercado no início da tarde e, na semana passada, a estatal elevou o preço do gás para uso industrial.

A revisão de preços segue a política adotada em junho. O aumento da Petrobras é aplicado na refinaria. O repasse para o consumidor depende do que será praticado por distribuidoras e revendedores, mas a estatal antecipa um cálculo que projeta elevação de R$ 1,29 por botijão.


O preço médio do botijão no país é de 57,46 reais, segundo o último levantamento semanal feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Suspeito de roubo é capturado após ser baleado na perna

Com informações de Roni Almeida – JMNotícias.net / JornalTotal

Policiais da Rocam detêm suspeito
Thiago César Oliveira Lopes (Thiaguinho), 26 anos, morador do Jardim Zaíra em Mauá, foi preso na manhã de quinta-feira (03/08), na rua Dr. João Carlos de Azevedo, Jardim Maringá, também na cidade.

Os policiais tiveram que atirar na perna, altura da canela, para conseguir deter o suspeito que empreendia fuga por um escadão.

Segundo consta, Thiaguinho, que já era procurado pela Justiça, junto com outras três pessoas, na mesma manhã, praticaram um roubo a carros em Ribeirão Pires.

Foram roubados um Chevrolet Captiva, recuperado com o suspeito preso e um Nissam March, que acabou ficando com os outros dois envolvidos que conseguiram fugir. Uma terceira pessoa, que participou no roubo como cobertura, também fugiu em um Fiat Pálio de cor preta que vinha sendo utilizado pelos elementos para a realização do roubo.

Com Thiaguinho ainda foi apreendido um revóvel calibre 32.

A ação

Após a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), irradiar o alerta do roubo, policiais da Rocam (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) depararam com os veículos na avenida Barão de Mauá. No acompanhamento, os suspeitos no interior do Nissam March atiram contra os policiais e conseguiram fugir. Ainda em ação, os PMS conseguiram alcançar a Capitva no Jardim Maringá, quando então o suspeito parou e tentou empreender fuga, sendo alvejado pelos policiais.

A ocorrência foi registrada no 3º Distrito Policial da cidade, BO 1371.
O suspeito sendo removido pelos socorristas
Ainda no banco do carro roubado, o revolver calibre 32 apreendido pela PM

A Chevrolet Captiva recuperada pela polícia





quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Volta às aulas - Segundo semestre já começou


Nesta semana acontece a volta às aulas nas redes de ensino. Em Mauá a rede particular iniciou o período letivo na terça-feira, 2.

No Colégio Renil, uma das maiores instituições de ensino da cidade, o regresso no período da manhã foi marcado por calorosa recepção, animada pelo personagem Mickey, que distribuiu abraços e muito carinho à criançada.

De acordo com Renilce Amianti, diretora da instituição, para este semestre foram promovidas adequações e decorações no prédio, além da instalação do Ateliê das Artes, um novo espaço totalmente dirigido para o fim. “Estamos concluindo a construção de uma nova quadra poliesportiva sobre o edifício 1 e trabalhamos várias inovações no prédio da escola desde a recepção”, argumentou a diretora.


Quanto ao Ateliê das Artes, Renilce explicou que a sala soma aos espaços dirigidos já existentes, oferecendo maior e melhor embasamento na formação dos alunos. “Vale destacar a biblioteca, laboratórios, salas digitais, anfiteatro, brinquedoteca, sala de recreação, de leitura, dança, música com instrumentos e agora o ateliê. Isso são ferramentas fundamentais na interação de educadores e escolares”, concluiu.

Sobre o Colégio Renil
Instalado em Mauá, São Paulo, a instituição está no setor educacional há 10 anos e atualmente atende ao Ensino Infantil, Fundamental até o sexto ano, além de cursos profissionalizantes.
Para o próximo ano a direção do Colégio anunciou que terá turmas do sétimo ano, ensino integral e bilíngue, além de uma nova unidade educacional; o Renil Kids, para crianças entre 2 e 5 anos.

O Colégio Renil já está com matrículas abertas para as turmas de 2018.

A recepção e o carinho com as crianças







O Ateliê das Artes



A importância da brincadeira no processo de alfabetização

*Por Fabiana dos Santos Evangelista 
    

As crianças aprendem com mais eficiência a partir do momento em que sentem prazer em aprender. 

Dessa forma nós como educadores precisamos refletir e reconhecer a importância das brincadeiras nesse processo de ensino-aprendizagem.

O brincar merece nossa atenção, pois nem todos os métodos de ensino atingem todas as crianças com a mesma eficácia. Cada criança é única e com experiências e dificuldades diferentes e para garantir o sucesso nesse processo e o professor deve utilizar as várias formas de ensino, inclusive as brincadeiras.

O brinquedo e o brincar sempre estiveram presentes na infância independente de posição social, raça, gênero e cultura, e isso nos faz refletir sobre a importância do brincar e do brinquedo no desenvolvimento humano. Eles devem ser vistos como parte integrante da educação, pois melhoram as condições de compreender a sua importância no dia a dia da escola enriquecendo o interesse ao ensino-aprendizagem.

O brincar favorece o aprendizado, pois é brincando que a criança se torna capaz de viver numa sociedade. É um processo educativo muito completo, pois tem influencia no intelecto, no emocional e no corpo da criança. Brincar faz parte da infância e permite a criança o seu desenvolvimento, a busca de saber, de conhecimento e expectativas. Por sua importância as brincadeiras podem e devem ser utilizadas como recursos de aprendizagem e desenvolvimento. É brincando que acontece a aprendizagem na criança, é através das brincadeiras que as crianças conseguem desenvolver a sua capacidade de criar, imaginar e observar.

As experiências através da troca de saberes com outras crianças, com os professores ou com a sua família, são muito importantes, pois quando a criança está brincando ela propõe situações imaginárias facilitando a operação de objetos e situações. Enquanto brinca, seu conhecimento aumenta, pois ela pode fazer de conta que age de maneira adequada ao manipular objetos com os quais o adulto opera e ela ainda não.

A sociedade mudou, e as pessoas mudaram também e vemos que hoje há uma inversão de papéis e valores. Vivemos em uma sociedade de informação e transformação, onde pais não têm mais tanto tempo com os filhos, as brincadeiras perderam espaço em virtude do avanço da tecnologia, mas cabe a nós educadores resgatar esse costume tão importante e que é fonte de desenvolvimento e aprendizagem.

Quando a criança brinca, o brinquedo é um objeto concreto capaz de fazer fluir um mundo imaginário, ela brinca e ao mesmo tempo manipula sua realidade, modificando-a. É uma relação intima de construção e desconstrução do real para a fantasia.

O brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e a buscar alternativas de ações, porque, enquanto brinca ela concentra a sua atenção na atividade e não em seus resultados.

Acreditamos então que as brincadeiras oferecem as crianças condições de aprendizagem. 

Acreditamos que elas permeiam todo o processo de ensino /aprendizagem, porém apenas estes momentos não garantem a solução de todas as questões propostas pelos educadores, mas que podemos da mesma forma apresentar conteúdos alternativos de forma que possam ser divertidos e efetivos.

As brincadeiras transformam conteúdos maçantes em atividades interessantes, revelando certas facilidades através de sua aplicação. Para a criança ler e escrever são atividades muito complexas, o brincar traz consigo a dramatização e recreação tornando essas atividades mais prazerosas e de forma motivadora é capaz de criar entusiasmo, euforia e emoção.

O brincar não se faz presente apenas no momento de descontração, está presente também no ato de ler e escrever. As brincadeiras chamam a atenção da criança e contribui na apropriação da leitura e escrita como forma natural, colaborando no desenvolvimento e potencializando a aprendizagem. 

Pensar no brincar como um recurso pedagógico é desenvolver atividades intencionadas e dirigidas favorecendo a aprendizagem significativa, estimulando a construção de conhecimento e despertando habilidades e capacidades cognitivas.

Segundo PIAGET (1986), a criança precisa brincar para crescer, precisa de jogo como forma de equilibração com o mundo e que todo esse desenvolvimento acontece através das práticas lúdicas, específicas para todas as fases da vida humana.

A criança, na idade escolar, sente a necessidade de agrupar-se para jogar, correr, estudar, etc. Nessa fase a criança é fascinada pelos movimentos, sente prazer em competir.

As brincadeiras que mais interessam nesta fase são os jogos de competição individuais. Quando bem direcionadas, essas atividades trazem grandes benefícios que proporcionam saúde física, mental, social e intelectual à criança.

Na alfabetização uma questão importante é a disciplinar, pois quando há interesse pelo que está sendo ensinando, a criança canaliza suas energias para aquilo que está sendo apresentado e faz com que automaticamente a disciplina aconteça.

Se para a criança a escrita é uma atividade complexa, o jogo é um comportamento ativo. Sendo assim, para a criança fazer a transposição entre a língua oral e a escrita, é necessário trabalhar primeiramente o concreto, pois para ela a alfabetização torna-se mais fácil através da brincadeira.

Jogando a criança canaliza e libera energia, transforma realidade, libera fantasias, desperta interesse e curiosidade, e conforme a criança vai jogando, ela constrói e conhece melhor o mundo.

O brinquedo oportuniza o desenvolvimento. Através do brinquedo ela inventa, descobre, experimenta e aprende. Além disso, estimula a autoconfiança, curiosidade e autonomia, proporcionando também o desenvolvimento cognitivo, atenção e concentração.

A Brincadeira é algo natural na infância e está diretamente relacionada com a imaginação, ela simboliza o real. Com ela a criança brinca, se exercita, constrói conhecimentos e valores e socializa.

*Fabiana dos Santos Evangelista, professora no Colégio Renil em Mauá, é Pedagoga e Especialista em Alfabetização e Letramento

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Polícia prende procurado da Justiça com drogas e armas

Com informações de Roni Almeida – JMNotícias.net / JornalTotal

Drogas, arma, munição, dinheiro – material apreendido pela PM
 Na noite desta segunda-feira, 31, a Polícia Militar de Santo André, prendeu Andson Renne da Silva, 42 anos, morador da rua Alabastro, Jardim do Estádio.

A prisão se deu após averiguação de atitude suspeita e a constatação de que Andson era foragido da Justiça do Estado de Pernambuco. Após busca, a PM encontrou na casa do foragido, 2,8 quilos de maconha, 1,45 quilo de cocaína, um revólver cromado Taurus calibre 38, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) falsa, uma balança de precisão e R$ 1,2 mil em dinheiro.

Atuaram na prisão os policiais SD Diego e SD R Alves.

O foragido foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Santo André e foi autuado pelo delegado Dimitrius Morais Costa.
Andson já na viatura da PM de Santo André