*Nanci Oliveira
Alunos do Colégio Renil em sala de aula |
A neurociência da aprendizagem é uma área
nova que estuda o funcionamento do cérebro e, desse modo, nos revela como
acontecem os processos internos que permitem o desenvolvimento humano e os
processos necessários para se apropriar dos conhecimentos formais.
Embora a função simbólica (capacidade de
simbolizar) e a formação de memórias de longa duração serem essenciais na
aprendizagem dos conhecimentos formais, a cultura tem papel importante nesse
processo e a função da escola é ensinar e transferir essa cultura para alterar
e desenvolver processos internos na vida de uma pessoa. Sem a escola, isso não
é possível.
A educação Infantil tem uma grande
relevância, pois neste período de desenvolvimento humano acontecem a formação e
ampliação dos acervos de memória que fornecem bases para as aprendizagens
escolares subsequentes. As estruturas cerebrais formadas neste período impactam
por décadas a apropriação e utilização de sistemas simbólicos e os processos de
pensamento.
Neste período é que se dá o grande
desenvolvimento da função simbólica da memória e da imaginação que na criança,
ocorre pelo brincar, pela música, pelo desenho, pelas várias formas de
narrativa. A neurociência estuda essa formação de memórias para diferentes
aprendizagens e tem visto que as memórias se comunicam entre si durante as
conexões (sinapses) dos neurônios.
A educação infantil e a exposição a
estímulos sensoriais, motores, emocionais e sociais variados, frequentes e
repetidos, nessa fase, contribuirá para a manutenção das sinapses já
estabelecidas, com preservação de comportamentos com os quais nascemos, e para
a formação de novas sinapses, resultando em novos comportamentos. Falta de
estimulação pode levar à perda de sinapses. Com conhecimento científico,
intercâmbio de experiências, julgamento crítico, paciência, vontade,
disposição, energia, dedicação, mas sem euforia, poderemos fazer bom uso das
contribuições da neurociência. E assim, saber como o cérebro funciona, pode, de
fato, ajudar a educar.
O Colégio Renil – Pueri Domus, na busca
pela excelência da qualidade de ensino, conta com um time dedicado e
comprometido de professores, coordenadores e diretores, que estão em constante
estudo, buscando a compreensão do sistema cognitivo humano, a fim de construir
uma prática pedagógica consistente, sempre levando em consideração a
individualidade de cada criança no processo de construção do conhecimento.
*Nanci
Oliveira é professora no Colégio Renil
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